Fala pessoas, tudo bem?
A geral tá percebendo que estou sofisticando as minhas técnicas "marketeiras" pra atrair a audiência pro meu Blog: cria um suspense, faz todo mundo ficar curioso e deixa a resposta pro próximo capítulo... (agora o mané se achou uma mistura de Manoel Carlos (que orgulho!!) com Duda Mendonça (esse sim um exemplo de pessoa!! hehehe!!)).
Bom, ia começar a escrever sobre outras coisas mas se não contar logo essa história de "Casamentos, túmulo e Raio-X vocês me matam! Aviso que o história é igual o final de Belíssima: te surpreende, mas não deixa de ser uma porcaria. Dica pro próximo post: aprontei uma das minhas, típica do "Disaster Man".
Bom, estávamos nós no nosso segundo tour pelo centro de Varsóvia, há 10 dias atrás. O título do post é na verdade um apanhado de algumas das coisas que aconteceram ou que vi durante esse dia.
Começamos a "andada" pelo centro ao lado de onde era o Gheto judeu durante a invasão alemã. À época, Varsóvia tinha mais de 400.000 habitantes judeus e a maioria foi confinada neste gheto ou morta pelo exército alemão. Seguindo, fomos até o monumento do 'Upraising' (foto), uma revolta popular que ocorreu durante a segunda guerra. A Alemanha tinha invadido a Polônia e um grupo de pessoas se organizou e promoveu uma revolta popular para tentar livrar a cidade do domínio alemão. A batalha durou 63 dias e muitos poloneses morreram. Após essa batalha a Alemanha decidiu se retirar de Varsóvia, mas como vingança contra os poloneses Hitler mandou destruir a cidade. Os alemães destruiram 95% da cidade e os prédios antigos que existem na cidade são todos reconstruções similares aos originais. Aqui nesse episódio tem alguns fatores políticos bem interessantes que influenciaram o desfecho, mas não vou me alongar nisso. Quem quiser vem falar comigo que vou adorar conversar sobre o tema.
Seguindo pela mesma rua a gente no centro histórico. Lá tem a casa onde nasceu Marie Curie, mulher de Pierre Curie e "co-inventora" do raio-x (Olha o Wally aqui!). Se não me engano ela morreu de câncer... (humm... faz sentido!)
Continuando, temos a muralha que protegia a cidade. Todo o centro antigo é envolto por uma muralha (ou pelo rio), como na imagem que temos dos feudos medievais. Dentro da cidade é bem bonitinho, com prédios "antigos" (lembrem da reconstrução) e uma praça central cheia de restaurantes muito lindos! Acho que é o lugar mais romântico que já estive.
Essa foto ao lado é de uma parte do mercado. Não está muito legal porque o dia estava meio feio...
Ao sairmos da quadra do mercado nos deparamos com um casamento. Em seguida com outro, e mais outro, e mais outro!
Sem mentira, em uma caminhada de uns 800 metros vimos pelo menos 6 casamentos acontecendo!! Todos com as noivas chegando em carros estilosos, todo decorado com flores e tal. Até aí tudo bem, surpresa com o número de casamentos acontecendo na cidade mas nada de mais.
Eis que estávamos passando em frente à um casamento numa igreja com porta de vidro (!). Obviamente que paramos para dar uma bizolhada, né! E então alguns dos convidados (que estavam do lado de fora) nos convidaram para participar do casamento. Nos deram uns confetes e arroz pra jogarmos nos noivos. A galera se arrumou em fila e aí foi aquela festa!! Quando os noivos saíram fizeram uma cara de espanto muito engraçada. Viram 35 "negos" estranhos, vestidos bem maloqueiros jogando arroz neles!! E mais, desejando felicidades e cumprimentos em POLONÊS!! hehe!! Foi bem engraçado!!
Mas com isso acabamos perdendo o horário pra ver a troca da guarda no Monumento do Soldado Desconhecido. Igual a TeleSena, de hora em hora eles trocam de guarda. Sempre ficam dois soldados em pé e imóveis o tempo inteiro, segurando um fuzil. Imagina isso por UMA HORA INTEIRA!!
Mas o que é esse lugar onde os caras ficam igual soldadinho de chumbo o dia inteiro? Ah, esse lugar é a última peça do final ridículo da novela! O Monumento do Soldado Desconhecido é um túmulo, que reúne a terra de vários lugares da Polônia onde já aconteceram batalhas em que soldados poloneses morreram. O monumento é uma homenagem a todos os soldados já mortos, com um túmulo, várias urnas com a terra das batalhas e colunas com o registro do local e data das principais batalhas ocorridas. Bem interessante!
Bom, já cansei de escrever e isso aqui já ficou muito longo pra alguém conseguir ler tudo. O pior é que nem contei tudo! Mas parabéns pra quem chegou até aqui.
Agora podem parar de me xingar porque não acabei a história e fiquem na curiosidade pra descobrir o que "aprontei" comigo. Quem quiser pode chutar o que foi nos comentários.
Abraços,
Jhow (tornando o Blog interativiú! - By Organizações Tabajara)