17 August 2006

Finalmente as respostas!!

Fala pessoas, tudo bem?

A geral tá percebendo que estou sofisticando as minhas técnicas "marketeiras" pra atrair a audiência pro meu Blog: cria um suspense, faz todo mundo ficar curioso e deixa a resposta pro próximo capítulo... (agora o mané se achou uma mistura de Manoel Carlos (que orgulho!!) com Duda Mendonça (esse sim um exemplo de pessoa!! hehehe!!)).

Bom, ia começar a escrever sobre outras coisas mas se não contar logo essa história de "Casamentos, túmulo e Raio-X vocês me matam! Aviso que o história é igual o final de Belíssima: te surpreende, mas não deixa de ser uma porcaria. Dica pro próximo post: aprontei uma das minhas, típica do "Disaster Man".

Bom, estávamos nós no nosso segundo tour pelo centro de Varsóvia, há 10 dias atrás. O título do post é na verdade um apanhado de algumas das coisas que aconteceram ou que vi durante esse dia.

Começamos a "andada" pelo centro ao lado de onde era o Gheto judeu durante a invasão alemã. À época, Varsóvia tinha mais de 400.000 habitantes judeus e a maioria foi confinada neste gheto ou morta pelo exército alemão. Seguindo, fomos até o monumento do 'Upraising' (foto), uma revolta popular que ocorreu durante a segunda guerra. A Alemanha tinha invadido a Polônia e um grupo de pessoas se organizou e promoveu uma revolta popular para tentar livrar a cidade do domínio alemão. A batalha durou 63 dias e muitos poloneses morreram. Após essa batalha a Alemanha decidiu se retirar de Varsóvia, mas como vingança contra os poloneses Hitler mandou destruir a cidade. Os alemães destruiram 95% da cidade e os prédios antigos que existem na cidade são todos reconstruções similares aos originais. Aqui nesse episódio tem alguns fatores políticos bem interessantes que influenciaram o desfecho, mas não vou me alongar nisso. Quem quiser vem falar comigo que vou adorar conversar sobre o tema.



Seguindo pela mesma rua a gente no centro histórico. Lá tem a casa onde nasceu Marie Curie, mulher de Pierre Curie e "co-inventora" do raio-x (Olha o Wally aqui!). Se não me engano ela morreu de câncer... (humm... faz sentido!)



Continuando, temos a muralha que protegia a cidade. Todo o centro antigo é envolto por uma muralha (ou pelo rio), como na imagem que temos dos feudos medievais. Dentro da cidade é bem bonitinho, com prédios "antigos" (lembrem da reconstrução) e uma praça central cheia de restaurantes muito lindos! Acho que é o lugar mais romântico que já estive.


Essa foto ao lado é de uma parte do mercado. Não está muito legal porque o dia estava meio feio...

Ao sairmos da quadra do mercado nos deparamos com um casamento. Em seguida com outro, e mais outro, e mais outro!

Sem mentira, em uma caminhada de uns 800 metros vimos pelo menos 6 casamentos acontecendo!! Todos com as noivas chegando em carros estilosos, todo decorado com flores e tal. Até aí tudo bem, surpresa com o número de casamentos acontecendo na cidade mas nada de mais.

Eis que estávamos passando em frente à um casamento numa igreja com porta de vidro (!). Obviamente que paramos para dar uma bizolhada, né! E então alguns dos convidados (que estavam do lado de fora) nos convidaram para participar do casamento. Nos deram uns confetes e arroz pra jogarmos nos noivos. A galera se arrumou em fila e aí foi aquela festa!! Quando os noivos saíram fizeram uma cara de espanto muito engraçada. Viram 35 "negos" estranhos, vestidos bem maloqueiros jogando arroz neles!! E mais, desejando felicidades e cumprimentos em POLONÊS!! hehe!! Foi bem engraçado!!

Mas com isso acabamos perdendo o horário pra ver a troca da guarda no Monumento do Soldado Desconhecido. Igual a TeleSena, de hora em hora eles trocam de guarda. Sempre ficam dois soldados em pé e imóveis o tempo inteiro, segurando um fuzil. Imagina isso por UMA HORA INTEIRA!!

Mas o que é esse lugar onde os caras ficam igual soldadinho de chumbo o dia inteiro? Ah, esse lugar é a última peça do final ridículo da novela! O Monumento do Soldado Desconhecido é um túmulo, que reúne a terra de vários lugares da Polônia onde já aconteceram batalhas em que soldados poloneses morreram. O monumento é uma homenagem a todos os soldados já mortos, com um túmulo, várias urnas com a terra das batalhas e colunas com o registro do local e data das principais batalhas ocorridas. Bem interessante!

Bom, já cansei de escrever e isso aqui já ficou muito longo pra alguém conseguir ler tudo. O pior é que nem contei tudo! Mas parabéns pra quem chegou até aqui.

Agora podem parar de me xingar porque não acabei a história e fiquem na curiosidade pra descobrir o que "aprontei" comigo. Quem quiser pode chutar o que foi nos comentários.

Abraços,
Jhow (tornando o Blog interativiú! - By Organizações Tabajara)

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Pô Jhow!
Tá o maior galã nessas fotos hein!

Muito massa, eu tô assiduamente olhando o que vc escreve! Fiquei na curiosidade mesmo no último post!

E olha que tu tá escrevendo bem hein rapaz!

Agora, o que vc deve ter aprontado... queimou algum computador? Derrubou alguma coisa, com certeza... mas vou esperar vc contar, que vai ser bem melhor! Detalhes hein!!!

Abraços!

10:03 am  
Anonymous Anonymous said...

Eu sei o que vc aprontouuu... como você perdeu a troca da guarda que por óbvio é um acontecimento fantástico, nunca antes imaginado pelo homem, você ficou esperando uma hora para ver a próxima troca, e para passar o tempo você ficou encomodando os pobres soldadinho de chumbo .... e eles te deram um chute e mandaram você ficar lá parado também.

Thiago Schutz

5:04 am  
Blogger Joelmir (Jhow) said...

To gostando de ver galera!

O pessoal tá entrando no clima... Uma dica sobre o que aconteceu:
dessa vez o "corpo fechado" não funcionou.

Foi um dano pequeno (mas dolorido) em mim mesmo...

A história mais criativa ganha um doce!

Abraços,
Jhow

5:34 am  
Anonymous Anonymous said...

Aí, pra mim tu és o Joelma, e não Jhow! O Joelma que estudou no CC comigo e teve um sucessor que também foi apelidade de Joelma 2, ou pseudo Joelma.

Velho, legal ficar sabendo da tua trajetória de sucesso na AIESEC. Parabéns e aproveita por aí!

Mantenhamos contato!

Abraços!
Paulo Guilhon

10:07 am  
Anonymous Anonymous said...

Eu acho q tu deve ter dado de cara na porta de vidro da tal igreja....soh pode :)!!!!

Todos ao JHOW atencao!!!!
JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW JHOW

9:34 pm  
Anonymous Anonymous said...

cara, vai me dizer que tu tropeçou por cima da noiva? caiu num chafariz? foi fazer cócegas no guarda pra ver se ele era imóvel mesmo, levou um chute no saco e tá dodói?
criativo eu sou, hein? quero meu doce, tio....

4:48 am  
Anonymous Anonymous said...

alo joelma!! ta demorando pra fazer novo post. mto ocupado aih? arruma um tempinho pra postar pros brazucas que no brazil ficaram.
abraços, por tras.

6:31 am  
Anonymous Anonymous said...

Não vai mais ter historinha não?!!!
Beijo lindo!
Beta

12:18 pm  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home