05 August 2006

A viagem e as primeiras impressões de Varsóvia


Fala galera!! Finalmente vou começar a contar as minhas histórias aqui da viagem...

Data: 25/08
Evento: viagem de ida pra Polônia

Depois de ficar viajando por mais de 24 horas (contando as conexões), passei pela imigração mais estranha da minha vida! O cara pegou o meu passaporte, mexeu no computador, carimbou e deu!! Não verificou minha bagagem (nenhum detectorzinho de metal), não me fez nenhuma pergunta, nada!! Foi muito bizarro!

O Michael, meu "chefe" nas próximas semanas foi me pegar no aeroporto. Como sou pobre, obviamente que fomos embora de busão! Andando na cidade a caminho da SGGW (universidade que vai sediar o IC e onde estamos hospedados), já deu pra perceber algumas coisas... (os macacos velhos de Europa podem achar a maioria da coisas meio banais)

- não existem cobradores nos ônibus, muito menos catracas. Você compra o ticket ou cartão e a empresa assume que você validará ele quando entrar no busão ou mini-trem (já falo dele). Quer dizer, dá pra andar "de graça" pela cidade caso você seja espertinho. Só que se você fizer isso, torça para não ser pego por nenhum fiscal, porque aí a multinha é de +/- uns 100 paus (convertendo pra Real)!!

- a cidade em geral é bonita, e mistura muito o novo e o velho. Prédios da época do comunismo convivem lado-a-lado com construções novas e super modernas. Em muitos casos é um contraste bem interessante... A universidade aqui é bem legal, com um campus grandinho e cheio de espaços abertos. Todos os prédios são novos (pelo menos parecem), e fiquei impressionado com a qualidade dos dormitórios dos estudantes (onde estamos ficando e onde os delegados da conferência também irão ficar).

Na frente da Biblioteca tem um "monumento" ao Papa João Paulo II (ele era polonês caso alguém não saiba). Na verdade é uma árvore típica daqui que plantaram ali e colocaram uma plaquinha pra ele. Legal a idéia: original, barata e ao invés de prejudicar ainda ajuda a natureza. Ainda está pequenininha porque foi plantada depois da morte dele...

A foto aí de cima é a do quarto onde estou morando. E o cara que aparece nela é o meu roomate, o Nawaf (o laptop também é dele e estou berosando neste momento pra escrever aqui). Ele é de Bahrein, um dos 20 e tantos países que temos aqui. Mas isso eu falo num dos próximos posts.

Como dá pra ver, o quarto não é muito grande, mas dá pro gasto e a mobília é bem novinha e show de bola! Os quartos são colocados em forma de "mini-apartamentos", com cada dois quartos (um de dois lugares, como o meu, e um outro de três) com um hallzinho (mesmo!) de entrada. O banheiro é compartilhado por dois apartamentos (portas pros dois lados), o que dá ou quase 10 pessoas por mijadouro e chuveiro. Mas até que por enquanto isso não está sendo um problema. :)

Bom, vou fechar a bodega por hoje porque já são quase 3h da manhã e tenho trabalho daqui há poucas horas...

Aguardem os próximos posts, contando o primeiro tour pela cidade!

Jhow

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Jhow!!

Realmente, a imigração é bem assim, eu tb fiquei achando estranho... mas é legal, os caras são simpáticos, na medida deles, claro.

Tem um outro monumento, no meio de uma praça, que eu nao lembro o nome, mas é em homenagem ao Chopin! Muito massa!
E outro lugar muito legal de ir, é o Palácio da Cultura, fica no centro, eu acho... prédio bem grandão, muito massa.
E nao vai nessa de andar de busao de graça hein! A polícia aí é estranha! :P

Depois vou me lembrar de mais dicas de lugares legais aí... Abração!

11:55 am  
Blogger Morgana Krieger said...

Olah!!!

vou começar a acompanhar agora :)

pode viajar de graça no onibus sim, depois eh soh dizer que nao fala polones (fala em pt pra nao ter perigo de eles falarem ingles com vc:P) pq eles nao cobram de vc na saída do país!!!

Isso eh real.. mas a integridade por estar usando um serviço publico eh que conta! :)

Beijao....

moguis

8:21 am  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home